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Título: UM ESTUDO SOBRE PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO PRECOCE E O ENGAJAMENTO DOS PAIS COMO CO-TERAPEUTAS DE CRIANÇAS AUTISTAS
Autor: CAROLINA SALVIANO DE FIGUEIREDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CAROLINA LAMPREIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29057
Catalogação:  07/02/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29057@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29057@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29057

Resumo:
Estudos apontam para a importância dos pais como co-terapeutas no tratamento de crianças com o diagnóstico de Transtorno do espectro do autismo. Ao revisarmos algumas das principais pesquisas que preocupam-se com o engajamento dos pais na terapia, podemos observar melhoras significativas, como: aumento da generalização das habilidades aprendidas, melhora significativa do contato afetivo, aumento da atenção compartilhada e principalmente, melhora da comunicação verbal e não verbal, indicando a eficácia da inclusão dos pais na terapia. Por ser a comunicação a principal área de intervenção, citaremos o desenvolvimento da comunicação em crianças típicas e nas crianças autistas. Modelos como o ESDM (Early Start Denver Model/Modelo Denver de intervenção precoce; Rogers e Dawson, 2010) e o PRT (Pivotal Response Treatment/Tratamento de Respostas Pivôs; Koegel e Koegel, 2006) consideram importante e necessário o treinamento destes pais para um melhor desenvolvimento das crianças. Ambos utilizam técnicas comportamentais e desenvolvimentistas para estimularem habilidades sociais, comunicativas e cognitivas. Por isso, tornou-se necessário citarmos os dois tipos de abordagens. O objetivo deste estudo é fazer uma pesquisa bibliográfica, realizando uma revisão teórica das metodologias citadas e de pesquisas que utilizam estas metodologias para o treinamento de pais como co-terapeutas de seus filhos autistas. Avaliar a eficácia da participação destes pais no tratamento de seus filhos e propor uma intervenção baseada no grupo de pais, serão objetivos importantes. Grupos de treinamento e de apoio são apresentados como sugestões para que os pais sejam orientados e também apoiados.

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