XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UMA METODOLOGIA PARA PROJETO CONCEITUAL DE JOGOS PERVASIVOS MÓVEIS Autor: LUIS PAULO SANTOS VALENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BRUNO FEIJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28924
Catalogação: 01/02/2017 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28924@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28924@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28924
Resumo:
Título: UMA METODOLOGIA PARA PROJETO CONCEITUAL DE JOGOS PERVASIVOS MÓVEIS Autor: LUIS PAULO SANTOS VALENTE
Nº do Conteudo: 28924
Catalogação: 01/02/2017 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28924@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28924@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28924
Resumo:
A pervasividade em jogos pode ser reconhecida cada vez que as fronteiras
do jogo se expandem do mundo virtual para o mundo real. Sensores, aparelhos
móveis, redes de computadores e a internet tornam possível a existência
dos jogos pervasivos. Neste trabalho, consideramos como jogos pervasivos
móveis os jogos que usam ciência de contexto e aparelhos móveis. Consideramos
também que os smartphones são o veículo ideal para a viabilização dos
jogos pervasivos. Até onde sabemos, este é o primeiro trabalho sobre projeto
geral de jogos pervasivos móveis. Esta tese propõe uma metodologia para apoiar
a etapa de projeto conceitual de jogos pervasivos móveis. As contribuições
principais deste trabalho são duas: (1) uma lista de características peculiares e
importantes de jogos pervasivos, identificadas na literatura do assunto e em projetos
de jogos pervasivos existentes. Cada característica possui também um conjunto
de perguntas de verificação. Essa lista de características (e as perguntas de
verificação) podem ser usadas para inspirar novas ideias de jogos e também
para ajudar a descobrir requisitos funcionais e não-funcionais para jogos pervasivos
móveis. (2) Uma linguagem específica de domínio para ajudar a especificar
atividades em jogos pervasivos móveis que usem aparelhos móveis, sensores
e atuadores como elementos principais de interface. Com essa metodologia,
os projetistas podem discutir, identificar, verificar e aplicar características importantes
de jogos pervasivos móveis. Também, por se tratar de uma metodologia
de natureza leve, os projetistas podem trabalhar no nível geral dos jogos
(projeto), ao manterem-se focados na especificação das atividades e evitando se
preocupar com detalhes de implementação e código-fonte.