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Título: A RELAÇÃO ENTRE BENEFÍCIOS, INCENTIVOS E CUSTOS E A INTENÇÃO DE USO DE MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS PARA O TURISMO
Autor: MARIANA DE ARAUJO CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28278
Catalogação:  02/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28278@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28278@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28278

Resumo:
Este estudo pretende analisar as motivações e obstáculos do consumidor na intenção de uso de mídias sociais para atividades e compras de turismo online. As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade, não só como ferramentas de interação social como também instrumentos de marketing para diversos segmentos de mercado. Para a indústria do turismo, as mídias sociais não poderiam deixar de ser igualmente importantes e, portanto, o estudo de sua adoção e de sua relevância na tomada de decisão dos consumidores se torna tão relevante. A adoção de novas tecnologias sofre influência de diversas variáveis como, por exemplo, a percepção de facilidade de uso e a percepção de utilidade da tecnologia em questão, a confiança e a preservação da privacidade que a tecnologia utilizada oferece, o ambiente de inovação e tecnologia e as habilidades pessoais dos usuários, entre outros. Neste sentido, usando como base o estudo de Pára-Lopez et al. (2011), é proposto um modelo para avaliar a intenção de uso de mídias sociais para turismo online e realizada uma survey com uma amostra composta por 165 indivíduos. Os resultados, alcançados por meio de modelagem de equações estruturais, confirmam todas as hipóteses levantadas nesta pesquisa. Foram verificadas relações significativas diretas e positivas entre benefícios e incentivos à intenção de uso de mídias sociais, além de confirmada relação significativa direta e negativa entre custos e intenção de uso de mídias sociais em turismo online.

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