XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TRIÂNGULO DE PASCAL: CURIOSIDADES E APLICAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA Autor: VITOR DUTRA SOARES ROSADAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28192
Catalogação: 28/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28192@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28192@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28192
Resumo:
Título: TRIÂNGULO DE PASCAL: CURIOSIDADES E APLICAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA Autor: VITOR DUTRA SOARES ROSADAS
Nº do Conteudo: 28192
Catalogação: 28/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28192@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28192@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28192
Resumo:
Essa dissertação tem como objetivo principal proporcionar novos olhares sobre o Triângulo de Pascal na escola básica. Este é um assunto rico e pouco explorado nesse segmento escolar. Possibilita o desenvolvimento de aplicações e curiosidades interessantes que instigam o interesse do alunado e podem promover um processo tanto de ensino como de aprendizagem mais eficientes. Através de diversas abordagens é possível motivar ou incrementar conteúdos clássicos da Matemática da educação básica além de trabalhar com situações interdisciplinares. O trabalho apresenta um relato histórico do surgimento do Triângulo e seu uso ao longo do tempo por diversos matemáticos até Pascal. São também apresentados e demonstrados resultados matemáticos obtidos a partir da análise dos elementos deste Triângulo. Por fim, uma coletânea de abordagens interessantes que relacionam o Triângulo a diversos campos da Matemática são apresentadas visando possibilitar ao professor da educação básica o uso dessas propostas na criação de atividades da sua sala de aula. Algumas questões com conceitos matemáticos um pouco mais avançados também são explicitadas possibilitando que cada docente escolha e adapte à sua realidade àquelas que julgar pertinentes. Pretende-se assim possibilitar ao professor da escola básica mais um suporte para construção de propostas pedagógicas inovadoras e que contribuam para o desenvolvimento da educação básica de forma mais interessante e mais significativa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |