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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO POMPEIA SANTO AGOSTINHO: HISTÓRIA E SIGNIFICADOS NA PERSPECTIVA DOS PRECURSORES Autor: JULIO MENDES DE ASSIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREIA CLAPP SALVADOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28057
Catalogação: 21/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28057@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28057@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28057
Resumo:
Título: PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO POMPEIA SANTO AGOSTINHO: HISTÓRIA E SIGNIFICADOS NA PERSPECTIVA DOS PRECURSORES Autor: JULIO MENDES DE ASSIS
Nº do Conteudo: 28057
Catalogação: 21/11/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28057@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28057@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28057
Resumo:
O objetivo deste trabalho é fazer a constituição histórica do Curso Pré-Vestibular Comunitário Pompeia Santo Agostinho - CPVCPSA na perspectiva dos precursores. Parte-se do pressuposto que os implementadores do projeto tiveram como influências ou referências movimentos sociais de educação popular, que precederam o CPVCPSA, como o Pré-Vestibular para Negros e Carentes – PVNC, que tem similaridade com o pré-vestibular em questão. No entanto, assim como o PVNC, o CPVCPSA também tem como base a Igreja Católica e, no caso do CPVCPSA, este funciona - até os dias de hoje - na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, situada no bairro de Ricardo de Albuquerque, subúrbio do Rio de Janeiro. Para alcançar o objetivo proposto por esse estudo - e com base na pesquisa de campo - optou-se pela metodologia descritiva e de natureza qualitativa. Para coleta de dados, optou-se pela aplicação de um questionário semiestruturado junto aos precursores, isto é, cinco professores voluntários que ingressaram no pré, no período de 2001 a 2005, pelo fato de considerarmos esse período como de consolidação do pré. Posterior à coleta de dados, foi feita a análise das entrevistas e - concomitante à revisão bibliográfica - observamos as motivações que os precursores tiveram para regressar como professor voluntário neste pré-vestibular comunitário, após terem sido alunos do pré. Ao final do estudo, constatou-se que as motivações dos precursores têm como base o sentido de pertencimento à comunidade local, os laços afetivos que foram construídos e o desejo de contribuir para dar continuidade às atividades do CPVCPSA. Concluiu-se também que o significado dessa experiência perpassou a questão da cidadania participativa dos sujeitos, já que os entrevistados da pesquisa, a partir da inserção no Pré-Vestibular, se tornaram agentes multiplicadores e personalidades emblemáticas. As entrevistas evidenciaram que os precursores traziam trajetórias de sucesso e que o compromisso com a transformação da realidade dos alunos gerou principalmente rebatimentos positivos no próprio pré-vestibular comunitário, na família, na comunidade e no bairro de um modo geral.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |