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Título: RECONSTRUÇÕES QUEERS: POR UMA UTOPIA DO LAR
Autor: ADRIANA PINTO FERNANDES DE AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ENEIDA LEAL CUNHA - ORIENTADOR
ANA PAULA VEIGA KIFFER - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 27938
Catalogação:  10/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27938@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27938@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27938

Resumo:
A presente tese tem como objetivo traçar uma paisagem constelar de vivências queers (minorias sexuais, de gênero, étnico-raciais, etc) que afirmam suas vidas através da reconfiguração das ideias de lar e casa. Para isso, foram utilizados diversos objetos-acontecimentos (filmes, livros, materiais arquivísticos) que nos ajudassem a produzir fendas ou fissuras afirmativas no pensamento sobre o poder através das suas potências de vida, fazendo eco ao que propõe Beatriz Preciado em seu ensaio Multidões Queer: notas para uma política dos anormais (2011). Alguns deles são: o livro Stella Manhattan (1995), de Silviano Santiago; os home movies do cineasta Derek Jarman; materiais pessoais de Alice B. Toklas e Gertrude Stein arquivados no Harry Ramson Center, da Universidade do Texas em Austin; a peça de teatro Domínio do Escuro (2015) de Juliana Pamplona; o filme The Watermelon Woman (1996), de Cheryl Dunye e o filme Shortbus (2006), de John Cameron Mitchell. Trata-se de uma organização de tese que faz parte de uma corporeidade que não é histórica no sentido normativo da palavra, mas tecida como um gesto que se aproxima daquele presente no Atlas de Aby Warburg, no esforço de fazer entender o link, um nexo, uma conexão secreta entre diferentes imagens que se afirmam enquanto resistências às normas de gênero e sexualidade, e aos modos de estar junto normatizados na modernidade e na História.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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