$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: POLICULTURA NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO, RJ: PROCESSO DE EVOLUÇÃO E RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA
Autor: CONRADO CHERMUT STROLIGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO RUA - ORIENTADOR
REJAN RODRIGUES GUEDES BRUNI - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 27771
Catalogação:  26/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27771@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27771@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27771

Resumo:
Como se observa na história de Nova Friburgo-RJ, desde o tratado firmado entre Dom João VI e o empresário suíço Nicolau Gachet, em 1818, para a implantação da colônia, o caráter produtivo de alimentos para a metrópole do Rio de Janeiro estava prescrito. Porém, após a chegada dos primeiros imigrantes suíços em 1819, devido a problemas de adaptação cultural, econômicos e ambientais, os objetivos iniciais da colônia foram substituídos pela necessidade de sobrevivência dos colonos, o que favoreceu a miscigenação cultural entre os mesmos e lusos, e ainda, indígenas e afro-brasileiros, favorecendo a formação de uma agricultura de caráter policultural. No decorrer de seus quase dois séculos de existência, o município presenciou a produção de alimentos diversificados no chamado meio rural, quanto no seu centro urbano, onde, ainda encontram-se presentes cultivos com fins de parcial subsistência em quintais produtivos, mesmo que de modo pulverizado na paisagem friburguense. No presente trabalho serão rastreadas as características comuns entre os cultivos dos entrevistados, sendo quatro presentes no distrito-sede e dois em distritos rurais de Nova Friburgo, a fim de analisar sua relação com o processo histórico, documentado, de formação da agricultura policultural de subsistência no município. Todos os manejos possuem caráter biodiverso e policultural na produção de alimentos sem o uso do fogo com fins de fertilização de solo e nenhum tipo de agroquímico. Portanto, este trabalho visa investigar a relação destes espaços produtivos, com as práticas agrícolas historicamente evidenciadas no município, a fim de verificar a potencial existência de vínculo cultural entre os casos do passado e do presente. E é neste contexto entre o atual e o pretérito, o novo e o velho, o interno e o externo que se dá a presente pesquisa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui