XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MÚSICA E SENTIMENTO ANDAM JUNTOS: OS ADOLESCENTES E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA Autor: CAROLINA VIANNA SILVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27564
Catalogação: 04/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27564
Resumo:
Título: MÚSICA E SENTIMENTO ANDAM JUNTOS: OS ADOLESCENTES E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA Autor: CAROLINA VIANNA SILVEIRA
Nº do Conteudo: 27564
Catalogação: 04/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27564
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar aspectos relevantes para a
relação que os adolescentes estabelecem com a música, na esteira das discussões
que a Lei 11.769, de 2008, vem provocando ao retornar o ensino obrigatório de
música ao currículo escolar. Tendo como arcabouço teórico estudos ligados à
Biologia e às Ciências Sociais, a investigação foi realizada com 89 adolescentes,
com idade entre 10 e 16 anos, distribuídos por 7 grupos de discussão, constituídos
de modos distintos: um dos grupos foi formado de maneira independente, por
indicação de um professor de violão, dois grupos foram formados por alunos de
uma escola particular e quatro grupos formados em um colégio federal. Para a
realização dos grupos de discussão, enquanto recurso metodológico, optou-se
pelas seguintes atividades: um jogo com temas relativos à música com a intenção
de deixar os jovens mais à vontade e obter um levantamento prévio sobre o
universo musical dos mesmos; o preenchimento de fichas com o nome, idade, as
músicas, bandas e intérpretes favoritos, e os instrumentos musicais que tocam; e,
em seguida, uma conversa sobre a relação daqueles jovens com a música. Na
análise das atividades desenvolvidas nos grupos de discussão, foi possível
levantar aspectos que tornam a música mais ou menos atraente para esses jovens –
apesar da dificuldade em separar os aspectos sonoros daqueles extrínsecos à
música –, bem como as funções que a música tem no cotidiano desses
adolescentes. A pesquisa também procurou identificar o modo como a música
chega até os jovens, passando pelas mídias utilizadas e pelas influências recebidas
da família, dos amigos e dos professores. Constatou-se, ainda, o quanto esses
jovens diferenciam as funções que estilos musicais diversos têm no seu cotidiano
e que proveito tiram dos diferentes estados emocionais que a música é capaz de
induzir.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |