XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VIDEODESIGN: O AUDIOVISUAL E O ENSINO DO PROJETO Autor: ELIANE GARCIA PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27497
Catalogação: 27/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27497@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27497@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27497
Resumo:
Título: VIDEODESIGN: O AUDIOVISUAL E O ENSINO DO PROJETO Autor: ELIANE GARCIA PEREIRA
Nº do Conteudo: 27497
Catalogação: 27/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27497@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27497@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27497
Resumo:
O estudo parte do enfoque do vídeo como gênero discursivo e da interface
desse tipo de estudo com o campo do Design, visando contribuir para os processos
de formação na área. Tendo em vista que os designers, na sua prática e
desde a formação, já se ocupam dos enfrentamentos diante da complexidade do
audiovisual, o estudo se dá durante quatro anos de uma pesquisa intervenção,
em disciplinas do curso de Design na PUC-Rio. A seleção de 22 videos, resultantes
do trabalho com os alunos, juntamente com o diário de bordo do processo,
resultará na escritura de textos videográficos de tal produção, abordagem
que se ocupará em observar não só os elementos constantes nos resultados
finais, mas também o processo, os enunciados explícitos e implícitos dos vídeos.
Esta pesquisa visa exaltar que a atividade projetual e as disciplinas que constituem
hoje o ensino em Design possuem relação com a produção contemporânea
de vídeo no Brasil. A maior visibilidade desse cenário virá contribuir para uma
melhor sistematização do designer diante do vídeo, além de sugerir o preenchimento
de lacunas frente a tal cenário. Pode-se observar, na escritura dos textos
fílmicos – que, neste trabalho, serão textos videográficos –, um dito e um não
dito, aspectos como enunciados estáveis, tema, composição e estilo. São esses
elementos que fazem reconhecer uma área de conhecimento, o que a distingue,
um discurso. É aqui que reside esta tese, em explicitar o Design como gênero do
discurso, diante do objeto vídeo – o videodesign.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |