$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A VIDA FOTOGRAFÁVEL: NARRATIVA, IMAGEM TÉCNICA E MEDIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Autor: SIMONE DA CRUZ CHAVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27490
Catalogação:  27/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27490@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27490@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27490

Resumo:
Esta tese analisa a apropriação da fotografia como matéria-prima pelo cinema e pela literatura e parte da hipótese de que, nas obras selecionadas, a fotografia é convocada com a finalidade de servir de mediação na composição das narrativas, seja quanto ao processo de constituição dos personagens, quanto à apreensão da realidade ou quanto à estruturação do espaço-tempo. Considerando a onipresença das imagens fotográficas no mundo de hoje, busca-se, nesta pesquisa, analisar narrativas contemporâneas - literárias e cinematográficas - que, por caminhos diversos, direta ou indiretamente, trazem à tona a questão da realidade reconfigurada pelas imagens técnicas. O corpus foi escolhido de forma a identificar diferentes modos de incorporação da experiência fotográfica pela literatura e pelo cinema contemporâneos: a peça teatral O incrível menino preso na fotografia, do livro Histórias Extraordinárias, de Fernando Bonassi, os romances O Livro das emoções, de João Almino, O Fotógrafo, de Cristóvão Tezza, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino e Barreira, de Amílcar Bettega, o conto A figurante, de Sergio Sant Anna, do livro O voo da madrugada, os curtas Baba 105, de Felipe Bibian, Vó Maria, de Tomás von der Osten, Flash Happy Society, de Guto Parente, e o longa A erva do rato, de Júlio Bressane. Através da trajetória desses personagens, envolvidos com o universo da fotografia e que trazem a marca do desencanto, a pesquisa busca investigar como se dá essa articulação entre imagem e palavra no mundo ficcional. A tese pretende, portanto, mapear estes contatos como forma de pensar a presença da imagem, mais especificamente a fotográfica, na contemporaneidade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui