$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ELASTICIDADE DA DEMANDA DE PASSAGEIROS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DE CURTO E LONGO PRAZO
Autor: HENRIQUE DE BETHENCOURT COSTA CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO CABUS KLOTZLE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27334
Catalogação:  12/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27334@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27334@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27334

Resumo:
O estudo faz uso de modelos reconhecidos e aplicados em estudos internacionais para o cálculo da elasticidade da demanda de passageiros, como: Log-Log, Modelo de Ajuste Parcial (PAM) e técnicas de Cointegração conjugadas com o Modelo de Correção de Erros (ECM). Para o cálculo da elasticidade da demanda de passageiros pagantes por ônibus na cidade do Rio de Janeiro no período de 2004 a 2014 foi utilizado o modelo Log-Log. A fim de distinguir a elasticidade de curto e longo prazo foram empregados e comparados os resultados dos seguintes modelos: Modelo de Ajuste Parcial (PAM) e técnicas de Cointegração conjugadas com o Modelo de Correção de Erros (ECM). O estudo sugere que os fatores mais influentes na demanda de passageiros por ônibus na cidade do Rio de Janeiro são: Produto Interno Bruto, Tarifa e Número de Viagens realizadas pela frota. Como conclusão pode-se afirmar que há pouca distinção em termos de resultados quando se compara os modelos aplicados, exceto no caso do PIB, que apresentou demanda elástica e relação positiva no curto prazo para o modelo de ajuste parcial (PAM) e demanda inelástica e relação positiva usando o modelo de correção de erros (ECM). Tarifa apontou relação negativa para ambos os períodos, embora demanda inelástica para o curto prazo e elástica para o longo prazo. Por fim, Viagens realizadas pela frota exibiu relação positiva e inelástica para o curto e para o longo prazo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui