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Título: ZONEAMENTO SOCIOAMBIENTAL DE RESTRIÇÕES LEGAIS A OBRAS DE INFRAESTRUTURA: ESTUDO DE CASO DA FERROVIA EF-118, NOVA IGUAÇU (RJ) – CARIACICA (ES)
Autor: TIAGO OLIVEIRA DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ FELIPE GUANAES REGO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27078
Catalogação:  01/08/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27078@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27078@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27078

Resumo:
A questão ambiental é hoje um tema de extrema relevancia em todo o mundo e no Brasil, reconhecidamente um país biodiverso não poderia deixar de ser diferente. Aliado a esse fator ambiental, vivemos um ciclo de expansão econômica, em que os setores produtivos vem se apropriando de espaços e abrindo novas fronteiras de atuação. Dessa forma, o planejamento ambiental é uma importante ferramenta, tanto no auxílio à administração pública da gestão territorial, quanto para o empreendedor em sua atuação. Do planejamento ambiental, pode-se alcançar o zoneamento ambiental, que estabelece áreas ou zonas de características homogêneas, orientando a escolha de parcelas do território mais ou menos propícias a diferentes atividades desempenhadas pela sociedade. O objetivo principal do estudo foi a análise de modelos para o zoneamento de restrições socioambientais legais, através do estudo de caso do traçado de ferrovia que ligará a cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro à cidade de Cariacica, no Espírito Santo. Como objetivos secundários estão presentes a análise da legislação pertinente, a identificação de determinados componentes socioambientais legais da área de estudo, além da comparação entre diferentes modelos de mapeamento. Como resultado, foram elaborados mapas, utilizando diferentes modelagens para o zoneamento de restrições legais. Um dos mapas gerado se mostrou o mais adequado e subsidiou a escolha de um novo traçado de ferrovia, atravessando áreas com menores restrições socioambientais legais.

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