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Título: CARACAS EM CENA: ESTADO E CINEMA NA VENEZUELA
Autor: RENATA MÁXIMO MAGALHAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27051
Catalogação:  27/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27051@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27051@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27051

Resumo:
O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre Estado e cinema na Venezuela, considerando as políticas estatais para o campo, a partir da década de setenta do século XX até a criação, no governo de Hugo Chávez Frías, da Fundación Villa Del Cine, em 2006, que faz parte da Plataforma Cine y Medios Audiovisuales, do Ministério del Poder Popular para la Cultura. A atmosfera de efervescência cultural, que floresceu no país durante as décadas de sessenta e setenta, compôs o cenário no qual se desenrolou o embate entre Estado e os diversos setores do fazer cinematográfico. As disputas pela consolidação e desenvolvimento do campo, que culminaram na promulgação, na Venezuela, da lei de proteção, em 1993, são, então, decisivas para os rumos tomados pelo cinema no país. A tendência crítica e sócio-política do cinema venezuelano está, assim, intimamente relacionada com essa história de disputas e dificuldades pela regulamentação e reconhecimento do campo como atividade artística e cultural. Os filmes analisados reforçam tal hipótese ao dialogarem com o imaginário nacional e ao focalizarem a cidade de Caracas e suas contradições sociais.

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