$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: REPRESENTAÇÕES DO CAPITALISMO NO CINEMA MODERNO BRASILEIRO: ANÁLISE DE FILMES SOB INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE SENTIMENTO QUE ANIMOU O FLORESCIMENTO CULTURAL DOS ANOS 50/60
Autor: BRUNO LIBERATI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MIGUEL SERPA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26933
Catalogação:  20/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26933@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26933@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26933

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as representações do capitalismo observadas em obras da fase moderna do cinema brasileiro. Inaugurada na década de 1950, tal etapa desdobra-se no Cinema Novo, cuja trajetória estende-se até o fim dos anos 1970. Compreende-se que os filmes analisados estão sob influência de um tipo de estrutura de sentimento romântico - de afirmação de uma brasilidade revolucionária - que vicejou e se reconfigurou naquele período considerado utópico. O estudo identifica uma transformação nessa estrutura do sentir, a partir do golpe de 1964 e, sobretudo, dos desdobramentos do AI-5. Percebe-se, contudo, que certos conteúdos mobilizadores desse sentir permanecem como elementos residuais, influindo na ideologia, nos procedimentos estéticos e na prática cinematográfica de artistas e intelectuais que resistiram à chamada modernização-autoritária-conservadora da sociedade brasileira. Tal consideração permite a análise de filmes que fogem à cronologia associada ao esgotamento do movimento do Cinema Novo, incluindo obras que avançam pela década de 1980.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui