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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS Autor: FELIPE BASTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26508
Catalogação: 01/06/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26508
Resumo:
Título: A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS Autor: FELIPE BASTOS
Nº do Conteudo: 26508
Catalogação: 01/06/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26508
Resumo:
Os assuntos relacionados às diferenças culturais penetram o cotidiano da
escola principalmente através de pressões dos movimentos que legitimam estes
saberes e lutam por espaço no currículo escolar. Ao passo em que possui o papel
social de produzir conhecimentos próprios, principalmente através das práticas
dos professores/as em sala de aula, a escola não pode ser percebida como mera
transmissora de saberes preexistentes. Enquanto valor em disputa, o
reconhecimento da diversidade sexual humana se constitui como uma temática
polêmica no interior da escola, inclusive nas disciplinas de ciências e biologia,
tradicionalmente encarregadas de discutir aspectos do funcionamento do corpo
humano e do ato sexual. O presente estudo buscou compreender de que forma
professores/as de ciências e biologia que discutem a diversidade sexual para além
dos padrões naturalizados da heterossexualidade concebem esta temática enquanto
parte da prática docente. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas
com dez professoras e professores e analisamos seus depoimentos. Articulamos os
achados das entrevistas com três perspectivas teóricas: (I) dos conhecimentos
escolares, por reconhecermos como um saber único e constituído na escola; (II) do
saber docente, por valorizar o protagonismo docente na construção destes saberes
escolares; e (III) da diversidade sexual enquanto categoria sócio-histórica.
Conclui-se o estudo apresentando potencialidades dos conceitos de conhecimento
escolar e saber docente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino
de ciências que envolvem temáticas interculturais, como a diversidade sexual.