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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ROTATIVIDADE DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: MARCELA BRANDÃO CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26443
Catalogação: 20/05/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26443@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26443@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26443
Resumo:
Título: ROTATIVIDADE DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: MARCELA BRANDÃO CUNHA
Nº do Conteudo: 26443
Catalogação: 20/05/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26443@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26443@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26443
Resumo:
O estudo tem como objetivo investigar as dinâmicas de rotatividade
docente na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto
de que haja padrões não aleatórios de distribuição de professores entre escolas,
considerando como hipótese central a existência de possíveis convergências entre
perfis de professores e alunos, principalmente no que diz respeito a indicadores de
qualificação dos primeiros e ao nível socioeconômico e desempenho escolar dos
últimos. Desta forma, professores com características mais favoráveis estariam
mais propensos a lecionar em escolas com alunos de nível socioeconômico mais
alto e melhor desempenho escolar. Em relação à revisão de literatura, são
abordados estudos que investigam os processos de mobilidade de professores
entre escolas, os quais visam identificar os principais fatores associados à decisão
do professor por mudar de instituição de ensino; bem como estudos sobre a
rotatividade docente nas unidades escolares, no que se refere ao fluxo de entrada e
saída de professores e aos impactos que a existência de alta rotatividade pode
acarretar para estas instituições. Com abordagem predominantemente quantitativa
e longitudinal, o estudo abrange os docentes que ingressaram na rede de ensino
entre 2002 e 2012. Investiga-se a relação entre as características destes e suas
tendências de mobilidade entre escolas, e a relação entre a rotatividade docente
nas instituições de ensino e as principais características de professores e alunos
que a compõem. Durante as análises são utilizados os seguintes dados: legislação
municipal sobre as transferências de professores entre escolas; dados de
transferência de professores, fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação
(SME); informações do censo escolar sobre as características individuais dos
docentes; dados da Prova Brasil referentes ao nível socioeconômico e
desempenho escolar dos alunos. Dentre os resultados, verifica-se maior
mobilidade docente entre profissionais mais experientes e que atuam no primeiro
segmento de ensino. Quanto à rotatividade docente nas escolas, sugerem-se as
seguintes tendências: convergência entre perfis menos favoráveis de professores e
alunos em escolas que perderam maior quantitativo de professores e receberam
maior número de docentes recém-concursados; características docentes e
discentes mais favoráveis em escolas que receberam maior quantitativo de
professores por meio de transferências de outras escolas.