XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O ESTUDO DAS CÔNICAS ATRAVÉS DO ORIGAMI Autor: BRUNA MAYARA BATISTA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25833
Catalogação: 24/02/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25833
Resumo:
Título: O ESTUDO DAS CÔNICAS ATRAVÉS DO ORIGAMI Autor: BRUNA MAYARA BATISTA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 25833
Catalogação: 24/02/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25833
Resumo:
O estudo das Curvas Cônicas tem sido cada vez menos abordado no Ensino
Médio e, nos poucos casos em que tal abordagem é apresentada, verifica-se uma
prioridade indevida à memorização de equações. Por outro lado, embora a eficiência
do Origami não seja divulgada com frequência no ensino de assuntos matemáticos
de maior complexidade, existe uma geometria axiomática consistente por trás desta
arte de dobrar papéis que a torna um instrumento de ensino capaz de explorar, com
clareza, propriedades e definições de assuntos matemáticos. O presente trabalho
pretende unir esses dois elementos, curvas cônicas e origami, com o intuito de
desenvolver conceitos do primeiro a partir de construções do segundo.
Desta forma, faz-se um relato histórico e conceitual sobre as Curvas Cônicas;
descreve-se a importância do Origami e seu uso no ensino da Matemática;
apresenta-se o estudo das sete possibilidades para uma única dobragem no Origami
conhecidas como os axiomas de Huzita-Hatori com o objetivo de sugerir o uso das
dobraduras no estudo da elipse, da parábola e da hipérbole no Ensino Médio das
escolas do país. A fim de divulgar o Origami como um recurso eficiente e interessante no
ensino das Cônicas e validar a pesquisa apresentada, uma oficina foi desenvolvida,
aplicada, avaliada e aprimorada num pequeno grupo de estudantes de Licenciatura
em Matemática e seus resultados estão aqui expostos.