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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: COR: NATUREZA E ARTIFICIALIDADE NO BAMBU – PRINCÍPIOS E PRÁTICAS CONSTRUTIVAS Autor: ARISIO RABIN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE LUIZ MENDES RIPPER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25673
Catalogação: 26/01/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25673
Resumo:
Título: COR: NATUREZA E ARTIFICIALIDADE NO BAMBU – PRINCÍPIOS E PRÁTICAS CONSTRUTIVAS Autor: ARISIO RABIN
Nº do Conteudo: 25673
Catalogação: 26/01/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25673
Resumo:
No contexto das pesquisas que se desenvolvem no LILD, DAD, PUC-Rio,
sobre o encapsulamento de colmos de bambu, este trabalho explora uma nova
modalidade de proteção do material, que se desdobra em benefício estético. Em
síntese, propõe-se aqui a pintura ou impregnação de pigmentos e corantes sobre
superfícies de colmos de bambu com resinas transparentes e translúcidas. A
proposição que origina esta tese deriva da premissa de que a geometria do bambu
extraído é a característica mais relevante de sua forma, e não a cor natural, que
perde seu viço após a extração do solo. Nesse sentido, desde os primeiros
experimentos com pintura, percebemos que a cor artificial poderia substituir a cor
natural, realçando a curvatura da fibras longitudinais e outros aspectos da
geometria única do bambu, dando origem, em verdade, a uma outra dimensão
possível do material, na qual a perda da naturalidade crômica seria compensada
por ganhos em representação geométrica – para além dos benefícios em relação à
proteção do material e em coerência com a integração forma/função que marca a
essência do design. Considerando a cor, nessa e noutras funções, a pesquisa
compreende quatro produções inter-relacionadas no tempo: a) Experimentos
iniciais de pintura, impregnação de cores e encapsulamento; b) Manejo de
algumas espécies de bambu, pintura e encapsulamento de bambus abertos e
construção de objetos tensegrity para testes de resistência às tensões e à ação do
tempo; c) Produção dos objetos demonstrativos das aplicações de uso; d)
Instalações. Constituindo-se na espinha dorsal do trabalho, as quatro produções
são expostas em linha de tempo no capítulo 3, demonstrando desencobrimentos e
técnicas aplicadas. Os capítulos precedentes de introdução e contextualização
abordam aspectos relacionados a esse eixo principal, com foco na cor como
função na natureza, no design e na arquitetura.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |