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Título: METODOLOGIA PARA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE COMPRA EM LOGÍSTICA HUMANITÁRIA: ESTUDO DE CASO NA CEDEC-SP
Autor: ARTHUR ABREU DA SILVA LAMENZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA LEIRAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25656
Catalogação:  21/01/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25656@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25656@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25656

Resumo:
Essa dissertação teve como objetivo propor uma metodologia para a definição de estratégias de compra de itens de ajuda humanitária baseada no modelo de gestão de portfólio de Kraljic (1983) e com apoio do método multicritério de decisão AHP (Analytic Hierarchy Process) simplificado, incluindo duas fases: a definição de uma matriz de compras humanitária e de estratégias de compra no caso da CEDEC-SP. Para definir a matriz de compras humanitária, foram propostos critérios para definir Importância da Compra e Complexidade do Mercado Fornecedor no caso humanitário, com base na Revisão Bibliográfica, sendo, em seguida, validados junto a um conjunto de especialistas de logística humanitária através de um questionário elaborado e enviado para os mesmos. Com os resultados obtidos, a matriz de compras humanitária foi definida de acordo com as dimensões Importância da Compra, conforme critérios relacionados ao grau de criticidade do item para a prestação de ajuda humanitária e ao impacto financeiro, e Complexidade do Mercado Fornecedor, conforme critérios relacionados ao risco de suprimento de itens de ajuda humanitária, utilizando as mesmas categorias e estratégias recomendadas pelo modelo de Kraljic (1983). Para definir as estratégias de compra no caso da CEDEC-SP, foi aplicada a matriz proposta, ponderando os critérios relacionados a Importância da Compra e Complexidade do Mercado Fornecedor no caso humanitário através do AHP simplificado, e, em seguida, posicionando uma amostra de itens de ajuda humanitária comprados pela CEDEC-SP na matriz, através do método de pontuação ponderada. Com isso, foram propostas algumas recomendações para adaptar as estratégias indicadas pela matriz à realidade atual da CEDEC-SP, considerando as limitações de licitação impostas à mesma pela lei n. 8666/1993.

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