XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO DE CONTEÚDO: UMA ANÁLISE SOBRE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM PRODUTOS DIGITAIS Autor: CAROLINA LIMEIRA ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE SPITZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25573
Catalogação: 15/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25573@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25573@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25573
Resumo:
Título: SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO DE CONTEÚDO: UMA ANÁLISE SOBRE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM PRODUTOS DIGITAIS Autor: CAROLINA LIMEIRA ALVES
Nº do Conteudo: 25573
Catalogação: 15/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25573@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25573@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25573
Resumo:
Big Data é o termo utilizado para caracterizar o conjunto de soluções
tecnológicas que permitem o rápido processamento de um grande volume de
dados variados. Estas soluções só se tornaram possíveis com os avanços
tecnológicos ocorridos nas últimas décadas. Uma das funcionalidades que
ganharam força e melhorias através desses tipos de tecnologias são os sistemas
de recomendação. Tais sistemas têm como objetivo principal oferecer ao usuário
sugestões de conteúdo que possam interessá-lo. Este conteúdo pode ser uma
notícia, um produto, um contato, um filme, uma música ou qualquer outro tipo de
informação. Esta dissertação estuda a percepção dos usuários em relação aos
sistemas de recomendação, especialmente para o conteúdo televisivo (programas,
séries e filmes). Para tal, fez-se uso de questionários, grupos de foco, análise do
cenário atual e estudo de caso. Através destes métodos e técnicas foi possível
identificar os diferentes fatores que influenciam a maneira como a funcionalidade
é percebida e a forma como os serviços são utilizados. Além disso, se discute as
consequências do uso excessivo da personalização de conteúdo, bem como
questões éticas, privacidade, impactos sociais e psicológicos e a responsabilidade
do designer de produtos digitais. Em conclusão, são feitas recomendações para o
desenvolvimento deste tipo de sistema de forma que atenda aos seus objetivos e
proporcione uma experiência mais satisfatória ao usuário.