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Coleção Digital
Título: A CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDO PARA PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA EM TV: DESAFIOS EM COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO Autor: FLAVIA LOBO DE CASTRO ANTUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAGDA PISCHETOLA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25441
Catalogação: 09/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25441@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25441@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25441
Resumo:
Título: A CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDO PARA PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA EM TV: DESAFIOS EM COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO Autor: FLAVIA LOBO DE CASTRO ANTUNES
Nº do Conteudo: 25441
Catalogação: 09/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25441@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25441@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25441
Resumo:
A dissertação trata das questões enfrentadas por profissionais de
comunicação e educação, que trabalham na produção de conteúdo para TV
educativa. O estudo de caso, desenvolvido com 10 produtores da MultiRio, no
período de maio a julho de 2014, seguiu a abordagem qualitativa. O foco da
análise é a percepção de conteúdo educativo compreendida por estes profissionais
e como esta acepção norteia a produção destes programas. A TV educativa, lócus
desta pesquisa, apresenta características comuns ao meio, como entretenimento e
informação. Todavia, possuiu peculiaridades, constituindo o objetivo primeiro
deste tipo de emissora: educar e formar a audiência. O presente trabalho
desenvolve-se a partir da Pedagogia da Comunicação, desenvolvida por Mario
Kaplún, no estudo da educação e da comunicação, configurando o que o autor
chamou de educação informal, assumindo esta modalidade de TV seu papel na
promoção do desenvolvimento humano. A MultiRio é a empresa municipal de
multimeios, vinculada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Os
objetivos da empresa são a articulação entre a sociedade e a educação, atuando
ainda na capacitação continuada de professores e alunos da rede pública
municipal. Desde sua criação, em 1993, foram mais de 4.200 programas
produzidos e veiculados em sistema aberto e fechado de televisão. As
considerações do estudo demonstram a existência de conflito entre as duas áreas,
evidenciando uma tensão entre aprendizagem e entretenimento, sugerindo que
este conflito pode ter origem na percepção sobre o papel da escola e do ensino na
sociedade e desta através da TV.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |