XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN NO EXTERIOR: O ENSINO DO DESIGN EM AMBIENTE NÃO CONVENCIONAL PROGRAMA DE VIAGENS INTERNACIONAIS COM PROPÓSITO ACADÊMICO Autor: ELIZABETH BASTOS GRANDMASSON CHAVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25318
Catalogação: 20/10/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25318@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25318@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25318
Resumo:
Título: DESIGN NO EXTERIOR: O ENSINO DO DESIGN EM AMBIENTE NÃO CONVENCIONAL PROGRAMA DE VIAGENS INTERNACIONAIS COM PROPÓSITO ACADÊMICO Autor: ELIZABETH BASTOS GRANDMASSON CHAVES
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25318
Catalogação: 20/10/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25318@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25318@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25318
Resumo:
A presente dissertação tem por tema uma experiência acadêmica que vem ocorrendo desde o ano de 2006 no curso de Design da PUC-Rio, intitulada Design no Exterior, que são viagens guiadas com fins acadêmicos, nas quais um grupo de alunos participa de inúmeras atividades programadas e disparadoras de crítica e reflexão sobre o campo do Design. Para a consecução dos objetivos propostos foram realizados estudos sobre questões de aprendizagem, experiências pedagógicas inovadoras e ensino do Design,tendo por fio condutor o pensamento de autores como Rui Canário, Julio Cesar Furtado dos Santos, Malcolm Parlett e David Hamilton, Apparecida Mamede-Neves, Gustavo Bonfim e Carlos Teixeira. A pesquisa empírica abrangeu a análise de vasto material recolhido durante nove edições do programa. Na presente pesquisa a edição de 2014 foi tomada como base de análise, não apenas para discutir a relação entre os agentes envolvidos com o programa, como também avaliar efeitos e eventuais benefícios desta experiência educacional inovadora junto ao público alvo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |