$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FUNDOS DE PREVIDÊNCIA RENDA FIXA
Autor: CRISTIANO MAROJA DE MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LUIZ CARVALHAL DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25255
Catalogação:  24/09/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25255@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25255@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25255

Resumo:
Esse trabalho procura verificar como se comportaram os fundos de Previdência Renda Fixa no Brasil, no período de 2003 a 2014. A amostra utilizada nesta pesquisa corresponde a 382 fundos, que representam aproximadamente 99 por cento do total de recursos investidos em fundos de previdência de renda fixa. O intuito da pesquisa foi (i) analisar o comportamento dos fundos da categoria e observar se possuem capacidade satisfatória de desempenho, (ii) ampliar tal análise para um grupo segregado de fundos selecionados pela característica de isenção de cobrança de taxas, nomeados como Fundos Master, (iii) avaliar se existe diferença de gestão entre gestores nacionais e estrangeiros e, (iv) investigar a possibilidade de criação de um índice benchmark para o setor, com o intuito de facilitar a avaliação por parte do investidor ao longo do investimento. Os resultados indicaram, através do estudo do Índice de Sharpe Histórico, que os fundos de Previdência Renda Fixa, no período analisado, não conseguiram atingir um resultado satisfatório. Entretanto, o grupo de Fundos Master conseguiu uma performance superior aos da categoria, obtendo também um excesso de retorno com significância estatística de 5 por cento. Em relação ao comparativo entre gestores nacionais e estrangeiros, não se pode afirmar que existe diferença significativa entre eles. Os resultados ainda concluíram que o coeficiente relativo ao CDI é extremamente relevante, demonstrando o seu uso como único benchmark.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui