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Título: O SAMBA É MEU DOM: PAPEL DE MARCAS NO CONVÍVIO DE JOVENS DE UMA COMUNIDADE DE BAIXA RENDA COM CLASSES SOCIAIS DISTINTAS
Autor: LUCIANA BOYNARD THOMAZ ALVES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25232
Catalogação:  21/09/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25232@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25232@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25232

Resumo:
Através do método fenomenológico, procurou-se compreender o papel de objetos de status e ostentação em um grupo específico de jovens, moradores da comunidade do Morro Santa Marta e participantes do projeto social Spanta Neném (que busca integrar a comunidade e o asfalto através da música). A participação no Spanta faz com que os jovens tenham contato com pessoas e ambientes de classes sociais mais favorecidas. Contudo, ao contrário do que diversos estudos sobre o tema relatam, estados de baixo poder, que normalmente permeiam a convivência entre membros de classes sociais dispares e levam à aquisição de bens relacionados a status para evitar rejeição social, podem ser sobrepujados pelo capital cultural. O estudo revelou que o talento para tocar e ensinar instrumentos de baterias de escola de samba, além de quebrar barreiras que poderiam existir entre subculturas de classes sociais distintas, coloca os jovens em posição de destaque, fazendo com que transitem, sem preconceitos ou estigmas, em ambientes sociais diversos.

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