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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O USO DE RECURSOS HEURÍSTICOS NA PUBLICIDADE: UM ESTUDO DE CAMPANHAS DE AUTOMÓVEL NO BRASIL Autor: FRANCESCO SILVESTRI DIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25182
Catalogação: 09/09/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25182@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25182@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25182
Resumo:
Título: O USO DE RECURSOS HEURÍSTICOS NA PUBLICIDADE: UM ESTUDO DE CAMPANHAS DE AUTOMÓVEL NO BRASIL Autor: FRANCESCO SILVESTRI DIAS
Nº do Conteudo: 25182
Catalogação: 09/09/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25182@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25182@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25182
Resumo:
A indústria automobilística tem um papel importante na economia nacional e veículos são bens de consumo bastante valorizados pelo consumidor brasileiro, em especial por sua conotação simbólica, motivos pelos quais as montadoras buscam constantemente aprimorar suas estratégias de divulgação de marcas e produtos. Partindo do pressuposto de que a argumentação de campanhas publicitárias de automóveis faz uso de recursos heurísticos, nomeadamente apelando às heurísticas da Disponibilidade, da Ancoragem e da Representatividade, este trabalho tem por objetivo identificar os recursos heurísticos presentes em campanhas publicitárias de automóveis no Brasil e explorar possíveis retornos que eles poderiam promover na interpretação de dezessete campanhas veiculadas na televisão brasileira entre os anos de 2010 e 2014. Destaca-se, em uma análise textual do corpus selecionado, como esses mecanismos se articulam ao enredo das propagandas, acarretando em maior vinculação entre a mensagem publicitária e o seu público alvo. Em conclusão, argumenta-se em prol do uso consciente de ferramentas heurísticas em campanhas publicitárias como uma forma de ampliar o impacto dos anúncios. Peças publicitárias que fazem uso de recursos com efeito heurístico apresentam mais oportunidades de engajamento do público-alvo com o seu enredo, uma vez que oferecem motivos para o espectador prestar atenção e se interessar pelo seu conteúdo, para além do produto ou da marca em destaque.