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Coleção Digital
Título: DE PRIMEIRA HORA, NO CALOR DA HORA: A CRÍTICA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 Autor: THATTY DE AGUIAR CASTELLO BRANCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24606
Catalogação: 15/05/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24606@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24606@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24606
Resumo:
Título: DE PRIMEIRA HORA, NO CALOR DA HORA: A CRÍTICA BRASILEIRA DE LITERATURA INFANTIL NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 Autor: THATTY DE AGUIAR CASTELLO BRANCO
Nº do Conteudo: 24606
Catalogação: 15/05/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24606@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24606@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24606
Resumo:
De primeira hora, no calor da hora: a crítica brasileira de literatura infantil nas décadas de 1970 e 1980 estuda a produção da crítica literária brasileira dos anos 1970 a 1980 sobre literatura infantil, com ênfase nas contribuições seminais nestas décadas, período divisor de águas, considerado o boom da nova literatura infantil e juvenil brasileira. A tese se desenvolve a partir da revisão bibliográfica das publicações de críticos literários brasileiros de literatura infantil selecionadas a partir de três pontos de produção significativa durante o período estudado: São Paulo, Rio de Janeiro e Região Sul do Brasil, apontando aproximações e distanciamentos teóricos entre suas contribuições. Ao investigar em que medida esta crítica brasileira se constitui como elemento fundador de uma nova literatura infantil e juvenil brasileira a partir da década de 1970, a tese discute como estes autores de crítica literária definiram a literatura infantil e juvenil brasileira como objeto teórico na forma que hoje reconhecemos, demonstrando, assim, o papel desta geração de críticos como criadora mesma da literatura infantil brasileira ao lado de seus autores de ficção, e não mera repetidora.