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Título: A CONSULTA PEDIÁTRICA DE PACIENTES COM TDAH: A NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES EM SITUAÇÃO DE CONFLITO
Autor: ILIONI AUGUSTA DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24434
Catalogação:  13/04/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24434@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24434@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24434

Resumo:
O estudo tem como foco a negociação de identidades em situação de conflito em contexto de consulta médica pediátrica de crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em atendimento de rotina conduzido pela médica. O objetivo consiste em criar inteligibilidades sobre os conflitos familiares consequentes do transtorno e as identidades projetadas/negociadas por pais, crianças e adolescentes com TDAH, para si e para o outro. A pesquisa está ancorada em linhas teóricas da fala-em-interação em atendimento clínico. Situa-se na Linguística Aplicada das Profissões, em articulação com a Análise da Conversa Etnometodológica, em contexto institucional, com a Sociolinguística Interacional e com os estudos discursivos sobre identidades. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativista, com gravação em vídeo de quatro consultas pediátricas, tem caráter etnográfico, mediante observação participante na antessala de atendimento. Os dados foram transcritos de acordo com convenções da Análise da Conversa Etnometodológica. Os resultados das análises mostram a prática profissional da médica nos enquadres de consulta clínica e de orientação psicoeducativa. A médica realiza tanto atividades relacionadas a tarefas de avaliação física e comportamental das crianças e dos adolescentes, em ações que visam ao tratamento medicamentoso e psicológico do TDAH, quanto atos comunicativos como formuladora, mediadora e conselheira na intermediação de conflitos emergentes da inter-relação TDAH, família e escola, resultantes do comportamento dos filhos nas relações familiares e do baixo rendimento acadêmico destes no contexto escolar. Os pais se alinham junto à médica, no enquadre de transtornos escolares dos filhos, e estabelecem enquadres conflitantes junto aos filhos; projetam para si identidades cujos atributos oscilam entre participativos, compreensivos e responsáveis, e impacientes, frustrados e esgotados. As identidades que projetam para os filhos apresentam-se, por vezes, contraditórias, entre filhos amorosos, perspicazes e irritantes; e alunos inteligentes, ineptos e displicentes. As crianças e os adolescentes, embora se alinhem com a médica, nos enquadres de consulta e orientação, rejeitam o estigma de TDAH e projetam para si identidades de alunos e filhos respeitosos e intelectualmente capazes; e para seus pais, na maioria das vezes, de pais impacientes e exigentes em sua educação. O estudo proporciona maior entendimento da complexidade e das múltiplas atividades da atuação profissional da médica na consulta pediátrica, e contribui para uma melhor compreensão das experiências cotidianas de pais, crianças e adolescentes com TDAH, marcadas por conflitos desestruturantes da harmonia entre esses atores sociais nos contextos da escola e da família.

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