XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O HABITUS ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO Autor: ALICE PEREIRA XAVIER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23893
Catalogação: 15/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23893
Resumo:
Título: O HABITUS ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO Autor: ALICE PEREIRA XAVIER
Nº do Conteudo: 23893
Catalogação: 15/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23893
Resumo:
Este trabalho surge no contexto das pesquisas desenvolvidas no Grupo de
Pesquisas em Sociologia da Educação – SOCED, especialmente do conjunto de
informações reunidas sobre escolas públicas e privadas reconhecidas pela
qualidade do ensino, na cidade do Rio de Janeiro. O principal aporte teórico e
metodológico desta pesquisa foi baseado na obra de Pierre Bourdieu,
especialmente voltada para os conceitos de habitus e homologia, e seus
desdobramentos nas investigações sobre qualidade do ensino, sucesso e fracasso
escolar, que encontram suporte nos conceitos de capital cultural, linguístico e
simbólico, definidos pelo autor. Nesta perspectiva, importou-nos caracterizar e
entender os processos de constituição dos habitus escolares, focalizando as
práticas pedagógicas e familiares que sustentam parte do prestígio destas escolas.
Propusemo-nos a investigar comose constroem as disposições, habilidades e
valores, que estruturam o habitus escolar, sob a orientação de questões, tais como:
Quais são as características das práticas educativas de sucesso nas escolas de
prestígio e nas famílias? O que sabemos sobre as relações dos alunos com a escola
ou sobre o seu cotidiano com os estudos? A investigação nos setores público e
privado oportunizou diferenciar a realidade destas escolas, ultrapassando algumas
percepções sustentadas pelo senso comum a respeito dos processos pedagógicos
experimentados nestes contextos, bem como sobre as famílias atendidas nestas
instituições. O levantamento estatístico e a análise do survey aplicado em 2009 a
pais, alunos e professores nos ofereceram pistas instigantes para a sequência da
investigação nas escolas nos anos seguintes (2010-2011), que aconteceu através
de entrevistas com pais, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos e a partir
da observação dos espaços e eventos escolares. Por meio da investigação em uma
perspectiva macro micro, foi possível realizar uma tipificação dos habitus
escolares, caracterizando diferentes conjuntos de disposições acadêmicas e
habilidades estudantis, desenvolvidas em diferentes instâncias de socialização,
subsumidas nos contextos familiares e escolares, que sustentam a qualidade de
ensino reconhecida destas escolas.