$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO SOBRE A EXPORTAÇÃO MARÍTIMA DE PETRÓLEO: ASPECTO METROLÓGICO
Autor: ROBERTO DA COSTA CARDOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROBERTO PEIXOTO NOGUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23846
Catalogação:  07/01/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23846@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23846@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23846

Resumo:
Por muito tempo, os sistemas de medição dinâmica de petróleo não foram usados para a transferência de custódia. Eles eram utilizados basicamente para fins operacionais, como detectar vazamentos e transferências internas. O aumento progressivo dos preços do barril de petróleo exigiu das medições de petróleo uma incerteza cada vez menor, o que provocou o desenvolvimento de novas tecnologias que resultaram em sistemas dinâmicos de medição de alta precisão a serem utilizados na transferência de custódia. Nesta pesquisa foi avaliada a substituição das medições estáticas por medições dinâmicas no faturamento de exportações marítimas de petróleo, com o objetivo de agilizar as operações de carregamento de navios em píeres diminuindo a indisponibilidade dos recursos logísticos envolvidos, de minimizar a exposição da companhia a perdas financeiras devido a faturamentos errôneos e de verificar que essa diminuição da exposição justifica o investimento em sistemas de medição dinâmica. Foram descritas as medições de tanques de terra, as medições de tanques de navio e os sistemas de medição dinâmica, avaliando procedimentos, equipamentos, além de restrições, problemas e incertezas associadas a cada método. Foi dada atenção especial aos procedimentos de arqueação de tanques para armazenamento de granéis líquidos, comparando procedimentos utilizados no Brasil pelo Inmetro aos requisitos da Norma ISO -7507, e a rastreabilidade metrológica dos equipamentos de medição em relação aos procedimentos utilizados na sua calibração.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui