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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PROBLEMA DA AKRASIA EM PLATÃO E ARISTÓTELES Autor: DANIEL SIMAO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURA IGLESIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22022
Catalogação: 11/09/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22022@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22022@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22022
Resumo:
Título: O PROBLEMA DA AKRASIA EM PLATÃO E ARISTÓTELES Autor: DANIEL SIMAO NASCIMENTO
Nº do Conteudo: 22022
Catalogação: 11/09/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22022@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22022@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22022
Resumo:
Se ainda hoje permanece a dúvida a respeito da possibilidade de se
encontrar, na filosofia grega, um conceito que possa corresponder ao conceito
latino de vontade, ninguém parece questionar o fato de que foram os gregos os
primeiros filósofos a tentar compreender o fenômeno que hoje chamamos de
fraqueza da vontade – e que eles chamavam simplesmente akrasia.
Embora o primeiro filósofo que tenha empregado tal termo ao discutir o
problema tenha sido Aristóteles (EN VII.1), a primeira discussão filosófica acerca
da akrasia pode ser encontrada no Protágoras de Platão. Lá, o fenômeno que é
discutido recebe o nome de ser vencido pelos prazeres. Como sabemos, Sócrates
nega que tal fenômeno seja possível e afirma o famoso paradoxo Socrático
segundo o qual ninguém erra voluntariamente.
Nosso trabalho tem por objetivo principal traçar uma comparação entre o
problema da akrasia nas filosofias de Platão e de Aristóteles, para que possamos
compreender melhor algo que até hoje é motivo de grandes controversas, a saber,
em que media Aristóteles se afasta da explicação socrática da akrasía e em que
sentido ele a aceita. Para tal, procuramos esclarecer não somente as diferenças
notáveis entre os dois autores no que diz respeito à descrição da akrasia mas
também à maneira como cada um dos autores concebem o ato voluntário. Além
disso, dedicamos nossa introdução à discussão de duas peças de Eurípides,
Hipólito e Medéia, com o objetivo de iluminar isso que poderíamos chamar,
talvez, de raízes pré-filosóficas do problema.