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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A VERDADE SEGUNDO BRESSON, EM NOTAS SOBRE O CINEMATÓGRAFO Autor: SONIA TELLES RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KATIA RODRIGUES MURICY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21853
Catalogação: 09/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21853
Resumo:
Título: A VERDADE SEGUNDO BRESSON, EM NOTAS SOBRE O CINEMATÓGRAFO Autor: SONIA TELLES RIBEIRO
Nº do Conteudo: 21853
Catalogação: 09/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21853
Resumo:
Nesta dissertação, analisamos os aforismos reunidos no livro Notes sur le
cinématographe (1975), do diretor Robert Bresson, com o objetivo de delimitar
seu conceito de verdade. No livro, Bresson opõe seu ideal do cinema como arte
pura, o cinematógrafo, ao cinema contaminado pela estética teatral de
representação. O primeiro alcança a expressão verdadeira por ser consistente com
sua essência, seguindo os princípios dados nos aforismos. Como estes não são
organizados por qualquer tipo de divisão no livro, agrupamo-os em temas e
subtemas que discernimos a partir da recorrência de certas palavras. A dissertação
concentrou-se nos seguintes temas e sua relação com a verdade: técnicas elípticas
contra a representação; realidade e falsidade; a figura do diretor-artista; os
modelos e o automatismo; composição e montagem. Essa análise reforçou as
abordagens que aproximam Bresson das concepções fenomenológicas, pela
fundamentação da verdade nas percepções imediatas, pré-reflexivas. Tais
sensações devem corresponder à essência do objeto real percebido, e deixam de
ser verdadeiras quando a cognição as submete ao sistema linguístico. A verdade
não está nas proposições, mas na sensação momentânea da presença do objeto em
meio ao desconhecido externo e interno ao sujeito. A câmera pode tornar a
realidade oculta parcialmente visível, captando os indícios da sua essência. Nos
filmes, a composição apresenta essa realidade nas repetidas conjunções entre o
desconhecido, em diversas formas de elipses, e a materialidade intensificada das
coisas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO |