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Título: A VERDADE SEGUNDO BRESSON, EM NOTAS SOBRE O CINEMATÓGRAFO
Autor: SONIA TELLES RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  KATIA RODRIGUES MURICY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21853
Catalogação:  09/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21853

Resumo:
Nesta dissertação, analisamos os aforismos reunidos no livro Notes sur le cinématographe (1975), do diretor Robert Bresson, com o objetivo de delimitar seu conceito de verdade. No livro, Bresson opõe seu ideal do cinema como arte pura, o cinematógrafo, ao cinema contaminado pela estética teatral de representação. O primeiro alcança a expressão verdadeira por ser consistente com sua essência, seguindo os princípios dados nos aforismos. Como estes não são organizados por qualquer tipo de divisão no livro, agrupamo-os em temas e subtemas que discernimos a partir da recorrência de certas palavras. A dissertação concentrou-se nos seguintes temas e sua relação com a verdade: técnicas elípticas contra a representação; realidade e falsidade; a figura do diretor-artista; os modelos e o automatismo; composição e montagem. Essa análise reforçou as abordagens que aproximam Bresson das concepções fenomenológicas, pela fundamentação da verdade nas percepções imediatas, pré-reflexivas. Tais sensações devem corresponder à essência do objeto real percebido, e deixam de ser verdadeiras quando a cognição as submete ao sistema linguístico. A verdade não está nas proposições, mas na sensação momentânea da presença do objeto em meio ao desconhecido externo e interno ao sujeito. A câmera pode tornar a realidade oculta parcialmente visível, captando os indícios da sua essência. Nos filmes, a composição apresenta essa realidade nas repetidas conjunções entre o desconhecido, em diversas formas de elipses, e a materialidade intensificada das coisas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
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