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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES Autor: FERNANDA MACIEL JARDIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21629
Catalogação: 12/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21629
Resumo:
Título: O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES Autor: FERNANDA MACIEL JARDIM
Nº do Conteudo: 21629
Catalogação: 12/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21629
Resumo:
Esta dissertação trata da inserção do design(er) na produção editorial do livro didático – que ainda é uma ferramenta bastante utilizada na educação brasileira e, geralmente, fundamenta e delineia as práticas de ensino em sala de aula –, com enfoque no livro de geografia de ensino fundamental. Dentre outras questões que o perpassam, a pergunta que norteia este trabalho pode ser sintetizada da seguinte forma: qual o papel do design(er) no processo de edição de livros didáticos? Diante da construção coletiva por que passa a obra didática, sofrendo intervenções de diversas fontes, torna-se difícil delimitar de antemão as atribuições e limites de atuação do designer; entretanto, é possível afirmar a importância de seu trabalho nessa cadeia produtiva, sendo razoável partir do pressuposto que o designer tem um papel até mesmo social nesse processo. É a partir dessa conjectura que se torna possível delinear o caminho que leva aos motes concernentes a esse grande questionamento. Trata-se, portanto, de uma investigação – mediante estudo de caso com a análise do processo de produção editorial – do papel e da atuação dos agentes envolvidos na cadeia de produção (em especial do designer), destacando suas funções primordiais, contribuições possíveis e seus limites de atuação. Afinal, a partir dessa observação é possível examinar as funções, exercidas e idealizadas, dos principais participantes deste processo – dentre eles, o designer, um dos agentes mediadores da leitura –, levando em consideração as particularidades da cadeia de produção editorial do livro didático, que é orientada por uma política com objetivos precisos e por interesses educacionais e pecuniários.