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Título: PROGRAMAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADOS PARA A TERCEIRA IDADE: O FENÔMENO DO ENVELHECIMENTO VISTO SOB A LÓGICA PRIVADA
Autor: CAMILA RODRIGUES ESTRELA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ILDA LOPES RODRIGUES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21028
Catalogação:  23/01/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21028@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21028@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21028

Resumo:
A pesquisa focou atenção nos fundamentos dos programas de extensão universitária desenvolvidos por quatro universidades privadas do município do Rio de Janeiro para o segmento envelhecido. Apoiou-se na compreensão do processo de socialização da gestão do processo de envelhecimento, abordando-o enquanto um fenômeno social determinado pela dinâmica dos modos de produção, e por isso, atravessado pelas particularidades das classes sociais. O estudo concentrou-se nos fundamentos desses programas tendo em vista o processo de mercantilização da universidade acentuado com a Reforma da Educação Superior, vivenciado mais intensamente a partir da década de 1990, a extensão universitária sofreu alterações em sua dinâmica de atividade educacional num sentido de empobrecimento e de sucateamento da mesma. A pesquisa de cunho qualitativo analisou as falas dos coordenadores dos programas investigados, mostrando como os mesmos têm abordado o envelhecimento enquanto um processo homogêneo de formação e por isso, com pouca contribuição para a mudança das condições de reprodução social sobre as quais o mesmo se dá. Da mesma forma, considerou também o papel da extensão universitária, possibilitando perceber que esta instância embora esteja articulada com o ensino e a pesquisa desenvolvidos nas universidades pesquisadas, ele está marcado predominantemente pela lógica da prestação de serviços, através da manutenção do discurso da vivência de uma terceira idade ativa e saudável, oferecendo cursos e atividades que legitimam o desenvolvimento da responsabilidade individual pelo processo de envelhecimento.

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