Buscas - Coleção Digital
    :                                                                                                 Direitos Autorais
PUC-Rio
PUC-Rio
Toolbox E-mail Help Plugins Acessos Area Restrita
aba parte esquerda Coleção Digital aba parte direita
aba parte esquerda Sala Virtual aba parte direita
aba parte esquerda Sala de Aula aba parte direita
aba parte esquerda Notícias aba parte direita
aba parte esquerda EMA aba parte direita
aba parte esquerda Projetos Especiais aba parte direita
Aumentar letra Diminuir letra Normal Contraste
 
Maxwell
imagem de espaçamento
  Página Inicial
imagem de espaçamento
  Buscas
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
  Estatísticas
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
imagem de espaçamento
  Sobre
imagem de espaçamento
rodape do menu
Consulta aos Conteúdos

 

Título: O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS: UMA ANÁLISE COM BASE EM MODELOS PROCESSUAIS DA ESCRITURA E GÊNEROS TEXTUAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MIGUEL PAIS MOREIRA LOPES
Colaborador(es): ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 30/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Referência [pt]: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=20637@1
Referência [en]: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=20637@2
Resumo:
Este trabalho visa investigar o processo de produção e revisão textuais de resumos acadêmicos na graduação através de uma reflexão teórica pautada em gêneros textuais e modelos processuais da escritura. Levamos em conta como os alunos realizam a sumarização, que operações línguísticas e estratégias de produção são mais utilizadas, com que conceito de revisão têm trabalhado e até que ponto esses fatores influenciam a qualidade textual. A escrita de textos acadêmicos tem se mostrado um desafio a universitários de todas as áreas, cada vez mais despreparados para o manejo dos diferentes gêneros nesse âmbito. Dentre esses, destaca-se o resumo, cujo domínio torna-se imprescindível por pressupor uma série de habilidades básicas de leitura e escrita. A metodologia adotada consiste numa análise de dados a partir de uma atividade escrita de produção de resumos realizada com dois grupos de alunos e que faz uso da ferramenta computacional Camtasia Studio. A estruturação dos resumos refletiu a organização discursiva do original. Os alunos fizeram amplo uso de paráfrase, cuja manifestação ocorreu predominantemente sob forma de sinonímia e alterações sintáticas. A sumarização foi marcada por diversos apagamentos, na maioria de orações consideradas acessórias (adjetivas e adverbiais), refletindo parcialmente o critério de extração de sumarizadores eletrônicos. Em boa parte, as proposições tomadas como mais relevantes corresponderam aos tópicos frasais do original e foram mais facilmente reconhecidas quando expressas em ordem direta e numa posição previsível. A revisão revelou predomínio de um processamento monitorado da escrita, com operações de revisão sendo executadas durante a produção.
Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
<< voltar
Fechar Janela
CONTEÚDO INEXISTENTE.