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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA: A PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA FAMILIAR EM NARRATIVAS DE EDUCADORES Autor: SONIA ISABEL FABRIS CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LILIANA CABRAL BASTOS - ORIENTADOR
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20605
Catalogação: 23/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20605@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20605@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20605
Resumo:
Título: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA: A PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA FAMILIAR EM NARRATIVAS DE EDUCADORES Autor: SONIA ISABEL FABRIS CAMPOS
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20605
Catalogação: 23/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20605@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20605@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20605
Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a violência familiar que atravessa
os muros da escola. Busca-se analisar as percepções de educadores de escolas
públicas e privadas, que emergem em narrativas no contexto de entrevistas de
pesquisa sobre a violência familiar, o papel da escola e do Estado e do educador
no tratamento desse tipo de violência. A análise é feita à luz de estudos sobre
violência no Brasil e sobre narrativa, aqui entendida como uma prática discursiva,
por meio da qual os narradores constroem sentidos sobre o mundo social e se
envolvem na performance de quem são. Os resultados da análise revelam que
tipos de violência são considerados reportáveis e que razões são atribuídas para
sua ocorrência; como os narradores/entrevistados se posicionam no papel de
entrevistado, como pessoas em sua relação com a sociedade, ali representada pela
família, escola, Estado, mídia e, também, os como atores monitoram sua
performance, orientados para uma audiência projetada. A pesquisa enfatiza a
necessidade de um papel mais atuante da Escola na mediação dos conflitos e do
Estado na sua solução, assim como uma reformulação dos programas de formação
de professor, buscando uma melhor capacitação desse profissional para lidar com
os problemas que os alunos e as famílias enfrentam na atualidade.