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Título: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA: A PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA FAMILIAR EM NARRATIVAS DE EDUCADORES
Autor: SONIA ISABEL FABRIS CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LILIANA CABRAL BASTOS - ORIENTADOR
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 20605
Catalogação:  23/10/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20605@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20605@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20605

Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a violência familiar que atravessa os muros da escola. Busca-se analisar as percepções de educadores de escolas públicas e privadas, que emergem em narrativas no contexto de entrevistas de pesquisa sobre a violência familiar, o papel da escola e do Estado e do educador no tratamento desse tipo de violência. A análise é feita à luz de estudos sobre violência no Brasil e sobre narrativa, aqui entendida como uma prática discursiva, por meio da qual os narradores constroem sentidos sobre o mundo social e se envolvem na performance de quem são. Os resultados da análise revelam que tipos de violência são considerados reportáveis e que razões são atribuídas para sua ocorrência; como os narradores/entrevistados se posicionam no papel de entrevistado, como pessoas em sua relação com a sociedade, ali representada pela família, escola, Estado, mídia e, também, os como atores monitoram sua performance, orientados para uma audiência projetada. A pesquisa enfatiza a necessidade de um papel mais atuante da Escola na mediação dos conflitos e do Estado na sua solução, assim como uma reformulação dos programas de formação de professor, buscando uma melhor capacitação desse profissional para lidar com os problemas que os alunos e as famílias enfrentam na atualidade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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