$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A INFLUÊNCIA DA HISTERESSE NO COMPORTAMENTO ESTACIONÁRIO DE UM SISTEMA MECÂNICA
Autor: HALEI FAGUNDES DE VASCONCELOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS FERNANDO SALGADO CANDIOTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19950
Catalogação:  25/07/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19950@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19950@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19950

Resumo:
No comportamento de sistemas mecânicos a relação entre força aplicada e deslocamento resultante não obedece sempre a uma lei linear, de proporcionalidade constante. É bastante comum o fenômeno da histeresse mecânica, em que o deslocamento resultante depende da força aplicada e do sentido do deslocamento, ainda que não seja atingido o limite de escoamento, em nenhum ponto do sistema. Neste trabalho propomos um modelo baseado na associação paralela de elementos bi-elásticos, que apresentam histerese apresenta contornos diferentes da histerese bi-linear. É obtida então uma solução para a resposta de amplitude do sistema, em regime estacionário, quando excitado por um deslocamento harmônico. Os resultantes foram tabelados com o auxílio de um computador digital IBM. A verificação dos resultados foi feita por meio de feixes de molas, basicamente semelhantes aos usados na suspensão de veículos, excitados em uma mesa vibradora eletrodinâmica. As medições das respostas de deslocamento do sistema concordem razoavelmente com as previsões teóricas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui