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Título: E SE COLOCAR PIMENTA?: ANÁLISE SEMIÓTICA DA IDENTIDADE DA MARCA CHILLI BEANS
Autor: VIVIANE DE AZEVEDO SANTANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19887
Catalogação:  17/07/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19887@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19887@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19887

Resumo:
Esta dissertação apresenta o estudo de caso de uma marca brasileira de acessórios de moda, a Chilli Beans. A análise utiliza o modelo Projeto/Manifestação de identidade de marca proposto por Andrea Semprini (2010), baseado no ferramental teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa, ainda pouco explorado na pesquisa de mercado no Brasil. Concebido para o contexto pós-moderno, o modelo compara a proposta de identidade enunciada pelos gestores da marca com a identidade de marca percebida pelo público a partir das manifestações desta, intencionando verificar a compatibilidade entre ambas. O objetivo deste trabalho é, portanto, explicitar as aproximações e afastamentos entre o projeto de marca proposto pelos gestores da Chilli Beans e as interpretações das manifestações da marca pelos consumidores. A metodologia aplicada consiste em pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas com os gestores da marca e com o público atingido por ela. Esse material é, então, analisado conforme a proposta de Semprini (2010). Os resultados da pesquisa indicam que há correspondência entre o que a marca se propõe a ser e a forma como o público a entende. Entretanto, algumas manifestações específicas da marca atenuam essa relação. A identificação dessas fragilidades permite aos gestores da marca a adaptação de sua proposição de sentido ou da maneira como apresentam suas manifestações em prol do estabelecimento de uma marca mais consistente.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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