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Título: ENTRE MUNDOS: UMA ANÁLISE DO DESIGN DE ALTERNATE REALITY GAMES
Autor: RIAN OLIVEIRA REZENDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - ORIENTADOR
ELIANE BETTOCCHI GODINHO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 18424
Catalogação:  05/10/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18424@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18424@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18424

Resumo:
A proposta desse estudo foi analisar a narrativa e o design dos jogos baseados em realidades alternadas (Alternate Reality Games - ARGs). A narrativa foi analisada com base no uso dos suportes e suas contribuições para as áreas do design e da educação. No estudo, procurei explicitar como o ARG se estruturou a partir do uso dos suportes, assim como os canais utilizados pelos game designers para se comunicarem com os jogadores e como eles estimularam a comunicação entre os participantes. Também procurei observar como ocorreu o desenvolvimento dessa estrutura comunicativa e se os canais de comunicação estabelecidos incentivaram a interatividade, e de que forma isso poderia ser benéfico no desenvolvimento de arquiteturas lúdicas mais participativas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTULO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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