$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A UTILIZAÇÃO DO PROJECT FINANCE COMO INSTRUMENTO DE FINANCIAMENTO NO SETOR DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL NO PERÍODO DE 1999 A 2009
Autor: ANA LUCIA BODAS DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ FELIPE JACQUES DA MOTTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17867
Catalogação:  22/07/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17867@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17867@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17867

Resumo:
Apesar de sua complexa e mais custosa estrutura, a iniciativa privada tem recorrido cada vez mais ao modelo de Project Finance como alternativa para obtenção de financiamentos para grandes projetos, especialmente em infraestrutura, onde os projetos possuem prazos mais longos de execução e requerem grandes somas de capital. No Brasil, isso não tem sido diferente. Desde o final de década de noventa, quando tiveram início as reformas institucionais nas áreas de telecomunicações e energia, a demanda de recursos para investimentos em infraestrutura aumentou significativamente. Em dez anos, o volume de investimentos mais que dobrou, ultrapassando R$ 120 bilhões no ano de 2009. Para os próximos anos, os números são ainda maiores. Com a realização da Copa do Mundo no país em 2014, das Olimpíadas na Cidade do Rio de Janeiro em 2016, o avanço da exploração de petróleo na camada do pré-sal pela Petrobrás e a continuação dos Programas do Governo para aceleração do crescimento (PAC), estima-se a necessidade de pelo menos R$ 160 bilhões anuais para atender a demanda que será criada. O Governo, porém, maior provedor atual de recursos por meio do BNDES, dificilmente terá fôlego suficiente para atender toda a demanda de recursos. Assim, o presente estudo busca analisar a experiência brasileira na utilização deste modelo de financiamento no período de 1999 a 2009, apresentando as características mais comuns, bem como as limitações que o modelo encontra para desenvolvimento no Brasil. Foram descritos os dez maiores Project Finance do país, extraídos de uma base de 206 projetos registrados/fechados ao longo deste período. Como forma de ilustrar o avanço no uso da técnica no Brasil, será analisado em maior grau de detalhamento, o caso da Concessionária Rota das Bandeiras, primeiro Project Bond emitido por uma concessionária de rodovias no Brasil, que demonstra a crescente senioridade das novas estruturações.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui