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Coleção Digital
Título: SOBRE O PAPEL DA LÍNGUA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS SUPERIORES: REPRESENTAÇÃO, RECURSIVIDADE E COGNIÇÃO NUMÉRICA Autor: MERCEDES MARCILESE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LETICIA MARIA SICURO CORREA - ORIENTADOR
MARINA ROSA ANA AUGUSTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17819
Catalogação: 12/07/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17819@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17819@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17819
Resumo:
Título: SOBRE O PAPEL DA LÍNGUA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS SUPERIORES: REPRESENTAÇÃO, RECURSIVIDADE E COGNIÇÃO NUMÉRICA Autor: MERCEDES MARCILESE
MARINA ROSA ANA AUGUSTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17819
Catalogação: 12/07/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17819@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17819@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17819
Resumo:
Esta tese investiga a possível relação existente entre dois aspectos tidos como
centrais na cognição humana: a capacidade de qualquer criança sem impedimentos de
ordem neurológica ou social adquirir uma língua e a possibilidade de habilidades
cognitivas superiores que, tais como a língua, são específicas da espécie, serem
desenvolvidas. No que tange às habilidades superiores, são focalizadas habilidades
numéricas dependentes do cálculo com quantidades exatas e a habilidade de integrar
informações provenientes de diferentes domínios cognitivos. Esse tópico é explorado
tomando como eixo duas propriedades cruciais das línguas: representacionalidade e
recursividade. Ambas estão vinculadas ao fato de as línguas serem sistemas de
natureza representacional – dado que incluem um léxico – e incorporarem um sistema
computacional que opera recursivamente. Parte-se de uma proposta teórica (Corrêa,
2005-2009; Correa & Augusto, 2007) que visa a articular uma teoria psicolingüística
da aquisição e do processamento da linguagem com a concepção de língua expressa
no Programa Minimalista (Chomsky, 1995-2007), aliada à idéia de que a língua
forneceria o suporte necessário para a combinação de informação advinda de
diferentes sistemas de representação vinculados a vários domínios da cognição
(Spelke, 1992-2010). A hipótese de trabalho que orienta esta pesquisa é a de que o
papel da língua no desenvolvimento das habilidades superiores em questão vincula-se
diretamente às duas propriedades cruciais mencionadas: representacionalidade – no
caso da cognição numérica, o fato de a língua poder vir a fornecer uma representação
exata para a numerosidade por meio dos numerais – e recursividade, definida como
um mecanismo que possibilita a integração de informação de natureza diversa e como
propriedade compartilhada por estruturas que podem estar associadas a diferentes
domínios da cognição. São reportados dois conjuntos de experimentos, cada um
voltado para questões centradas na representação e na recursividade, respectivamente.
Cinco experimentos foram conduzidos com crianças de 2-6 anos, tendo um grupo de
adultos como controle. Um experimento elaborado com vistas a verificar se haveria
priming de estruturas recursivas entre os domínios lingüístico e matemático foi
conduzido apenas com adultos. Adicionalmente, o desempenho de quatro adultos com
quadros de afasia foi avaliado em uma tarefa de cada conjunto de experimentos. Os
resultados dos experimentos vinculados à representacionalidade sugerem uma
sensibilidade precoce das crianças às propriedades que distinguem numerais de outras
formas de expressão de quantidade. Numerais parecem ser associados
preferencialmente à codificação de quantidades exatas mesmo antes de a aquisição do
significado de cada item (um a cinco) ser completada. Os resultados de dois
experimentos relacionados à recursividade indicam que as dificuldades atribuídas a
crianças de até 6 anos de idade com estruturas recursivas podem ser decorrentes de
fatores não-lingüísticos assim como de possíveis problemas metodológicos. Não
foram encontrados resultados compatíveis com um efeito de priming estrutural interdomínios,
quando comparadas sentenças relativas e expressões numéricas recursivas.
Tomados em conjunto, os resultados mostram-se consistentes com a hipótese de
trabalho e podem ser considerados como indicativos de que a aquisição de uma língua
contribui para o desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas à cognição
numérica, mas sugerem cautela quando transferências entre domínios cognitivos são
consideradas.