$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: COMPLEMENTOS E ADJUNTOS DO VERBO: TENTATIVA DE ORGANIZAÇÃO DO CAOS
Autor: THAIS TIBURCIO DUQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIM - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17547
Catalogação:  26/05/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17547@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17547@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17547

Resumo:
Neste trabalho, foi realizada uma revisão crítica do tema na gramática de modelo tradicional, especificamente nas gramáticas de Cunha e Cintra (2001) e de Rocha Lima (2007). Através dessas análises, buscamos comprovar que o modo como o conceito de complementação verbal, bem como as noções de termo complementar e acessório e de transitividade, vêm sendo apresentados tradicionalmente em gramáticas e livros didáticos tem demonstrado algumas lacunas e incoerências que vem causando dificuldades ao ensino/aprendizagem da língua materna. Costuma-se relacionar a transitividade verbal à ideia de completude ou não da informação transmitida pelo verbo, sem levar em consideração a circunstância e o sentido nos quais o verbo está sendo empregado, tampouco a natureza do(s) elemento(s) a ele ligado(s). Observa-se, portanto, que aquilo que se apresenta aos estudantes como a gramática da língua portuguesa é um conjunto de regras que nem sempre leva em consideração a realidade dos fatos linguísticos. Com o propósito de encontrar um caminho de análise que ajudasse a solucionar o problema, foram examinados alguns trabalhos mais recentes que fogem em parte ou totalmente à orientação tradicional, como a Moderna Gramática Portuguesa de Bechara (edição a partir de 1999), a Gramática de usos do português de Moura Neves (2000), a dissertação de Mestrado de Maria Eliana Duarte Alves de Brito (1986) e a Gramática de Valências de Busse e Vilela (1986). Partindo de uma orientação funcionalista e tomando como base os princípios da Gramática de Valências, este trabalho tem por objetivo demonstrar que, no estudo das orações, é preciso que se levem em consideração dois pólos de análise: a sintaxe e a semântica. Sendo o verbo o elemento central da oração, é ele que determina o número de lugares-vazios, além das propriedades morfo-sintáticas e semânticas dos actantes que realizam esses lugares-vazios. Desse modo, a distinção entre objeto direto e objeto indireto da gramática tradicional mostra-se insuficiente, sendo necessário distinguir um número maior de tipos de actantes. Além disso, foi possível detectar, através da análise do verbo como elemento central, quais termos devem ser considerados como actantes (complementos) ou como circunstantes (adjuntos).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui