$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Autor: PAMELA PEREGRINO DA CRUZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17546
Catalogação:  26/05/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17546

Resumo:
O Teatro do Oprimido (TO) é um método de alfabetização estética, sistematizado por Augusto Boal, que visa à transformação da realidade e à humanização através de meios estéticos e a partir do diálogo. Este trabalho analisa o papel do diálogo no TO. A primeira parte apresenta uma análise de algumas pesquisas sobre o TO, buscando revelar as interpretações dadas ao papel do diálogo. A segunda parte analisa a obra de Augusto Boal apresentando o desenvolvimento histórico da dimensão pedagógica do TO e revela as influências dos processos históricos nos quais se inseriu. Os textos de Boal foram analisados como fontes historiográficas a partir do referencial materialista cultural. A partir dessa análise, a perspectiva de diálogo do TO, diferente do que apontavam os trabalhos analisados, revelou-se baseada em dois pilares: a Pedagogia do Oprimido e a maiêutica socrática. Essas duas referências são, então, investigadas para definir os limites entre as concepções originais e a interpretação de Boal. A última parte, a partir da análise de entrevistas, apresenta o pensamento sobre o diálogo dos curingas do Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Conclui-se, então, que a perspectiva maiêutica, tal como utilizada por Boal e o CTO, impôs alguns limites para alcançarem-se os objetivos do TO, produzindo uma nova perspectiva dialógica. No entanto, percebe-se o interesse e o esforço do CTO na investigação e na construção de um TO cada vez mais dialógico, comprometido com suas origens, fiel ao pensamento de Boal, mas coerente às demandas atuais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui