$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC | MARC |



Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO BRASIL: O CASO DA DPASCHOAL AUTOMOTIVA LTDA.
Autor: RENATA BUARQUE GOULART COUTINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 1741
Catalogação:  19/07/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1741@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1741@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1741@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1741

Resumo:
O tema da responsabilidade social nos negócios vem sendo discutido no meio acadêmico, desde a década de 50 e sob diversos enfoques. No Brasil, mais especificamente, a discussão em torno desta questão tem seu início na década de 60. No entanto, foi no final da década de 80 que o tema passou a ser discutido mais intensamente no meio empresarial e na mídia do País, assumindo importância estratégica para as empresas. Para a abordagem teórica desta pesquisa, foi feito um levantamento dos trabalhos pertencentes à área de estudos denominada -Business and Society-,apresentando a evolução do conceito ao longo do tempo e os conceitos dele derivados. Paralelamente, o tema foi abordado contexto brasileiro, apresentando um estudo do processo de mobilização do empresariado em prol da responsabilidade social corporativa no Brasil. Para tal, foi feita uma pesquisa em dados secundários tais como relatórios, revistas, jornais e nos sites das associações que tratam do assunto no Brasil. Este trabalho tem como objetivo analisar a questão da responsabilidade social corporativa no contexto brasileiro,a partir de um estudo de caso de uma organização privada. Foi investigada a gestão das relações da empresa estudada com seus diversos públicos de interesse e, de maneira mais aprofundada, analisada a gestão de suas relações com a comunidade. Foram realizadas entrevistas em profundidadecom funcionários, líderes da organização, coordenadores de programas e membros dos grupos afetados pela atuação da empresa. A pesquisa conclui que a responsabilidade social de uma empresa é reflexo dos valores e crenças passados por seus líderes para cultura da organização ao longo do tempo, além de ser impulsionada por fatores e pressões externas de diversas naturezas e por possíveis benefícios vislumbrados pela empresa como conseqüência de uma atuação social estratégica. A empresa pesquisada pratica sua responsabilidade social de forma multidimensional, tendo seus valores e princípios refletidos nas relações com os diversos públicos por ela afetados. No entanto, algumas limitações são apontadas, principalmente no que tange à perpetuação desta prática. A empresa em questão pode ser classificada como - empresa-cidadã -,segundo conceitos propostos por alguns dos autores estudados (Martinelli, 1997;Carroll 1998, 1999; Maignan, 1999 e Davenport, 2000).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui