$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O LETRAMENTO FUNCIONAL O ENTENDIMENTO DA COMUNICAÇÃO EM ANÚNCIOS DE CELULAR
Autor: MARIANA BRAGA NOGUEIRA CUPOLILLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16525
Catalogação:  17/11/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16525

Resumo:
Esta dissertação foca no tipo de linguagem usada em anúncios e propagandas de celular e no seu impacto como fonte de informações para o comportamento do consumidor. Esses instrumentos de publicidade podem chegar a não ser compreendidos não só por cerca de 1/3 da população, que é considerada analfabeta funcional geral, mas também por outros que não entendem linguagem técnica e termos estrangeiros. Esse fato pode acarretar grandes perdas financeiras e mau uso da ferramenta de comunicação de marketing. Esta pesquisa foi inspirada no S-TOFHLA, que é um teste internacional de letramento usado na área de saúde. Ela mediu a capacidade dos respondentes de entender aspectos e atributos usados nos anúncios de mídia impressa sobre celulares. Para isso, foi desenvolvido um questionário inspirado na técnica de cloze, que consiste no preenchimento de lacunas com a palavra mais adequada, contendo quatro opções de múltipla escolha para cada questão. Esse teste foi aplicado em 202 respondentes e as respostas contribuíram para avaliar a sua compreensão sobre o tema. Os resultados evidenciam que os respondentes, segundo seus níveis de renda, escolaridade, idade e sexo têm níveis de entendimento diferentes sobre o tema. Quanto maior, por exemplo, o nível de escolaridade do respondente maior a sua pontuação no teste. Isso reforça a idéia de se reavaliar a clareza, a inteligibilidade e a especificidade desses materiais promocionais. Finalmente o estudo salienta a importância de as mensagens e os elementos usados nesses anúncios se tornem instrumentos mais sensíveis ao letramento dos diferentes públicos e consequentemente mais eficazes na comunicação publicitária. O estudo deixa clara a necessidade latente de mudanças para a comunicação de marketing.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui