$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPOSTOS FORMADOS ENTRE A CISPLATINA E OS LIGANTES GLUTATIONA OU PENICILAMINA
Autor: LEONARDO VIANA DE FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUDITH FELCMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16188
Catalogação:  30/08/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16188@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16188@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16188

Resumo:
A cisplatina é um dos mais importantes agentes quimioterápicos usados no tratamento de diversos tipos de câncer. Entretanto, seu uso ocasiona efeitos colaterais, como ototoxicidade, neurotoxicidade e, em especial, a nefrotoxicidade, que é um dos mais significativos. Isso tem sido relacionado à interação da cisplatina com biomoléculas sulfuradas, como proteínas e aminoácidos. De modo a reduzir esses efeitos, tem-se sugerido a co-administração de certos compostos químicos sulfurados, denominados agentes salvadores, junto à cisplatina, o que poderia impedir sua interação com as moléculas sulfuradas no organismo e, por sua vez, a redução dos efeitos colaterais. Dentre esses agentes, sugere-se o tripeptídeo glutationa e o aminoácido penicilamina. A glutationa é o principal agente desintoxicante e antioxidante do organismo, sendo indispensável à homeostase celular, e a penicilamina é utilizada como medicamento no tratamento da doença de Wilson e artrite reumatoide. Dessa forma, visou-se, com este trabalho, a síntese e caracterização de dois complexos entre a cisplatina e os mesmos. A partir das técnicas de caracterização, que foram análise elementar, análise termogravimétrica e espectroscopias no infravermelho e Raman, foi possível sugerir uma estrutura para cada um dos complexos em que os ligantes se comportam de forma monodentada, sendo o enxofre o átomo doador. Isso ratificou o que é predito pelo conceito de ácidos e bases duros e macios, que comenta que ácidos de Lewis macios, que é o caso de Pt(2+) presente na cisplatina, têm grande afinidade química por bases de Lewis macias, que é o caso do enxofre presente no grupo tiolato dos ligantes desprotonados. O uso de cálculos teóricos, baseados nas estruturas propostas, como uma técnica recurso complementar de caracterização, foi de grande utilidade, já que, através dos mesmos, foi possível atribuir com maior segurança certas bandas presentes nos espectros de infravermelho e Raman experimentais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui