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Título: ARTE E VIDA: LOBÃO, ARNALDO ANTUNES E CAZUZA
Autor: AUGUSTO DE GUIMARAES CAVALCANTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SANTUZA CAMBRAIA NAVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15849
Catalogação:  02/07/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15849@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15849@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15849

Resumo:
Este estudo tem como finalidade analisar a maneira como três figuras paradigmáticas do rock no Brasil - Cazuza, Arnaldo Antunes e Lobão - construíram suas identidades artísticas. Seguindo a trajetória desses compositores, procuramos entender como eles se apropriaram de categorias simbólicas nas entrelinhas da cultura e delas fizeram uso para a criação de suas personas. Se os roqueiros mencionados compartilham a linguagem do rock dos anos 80, eles apresentam diferenças, entretanto, quanto à maneira de se colocarem no mundo artístico. Levamos em consideração, quanto a esse aspecto, que a construção identitária pressupõe a recorrência a determinadas tradições - no caso, artísticas -, que são constantemente ressignificadas. Procurei, portanto, entender ao longo da pesquisa, como as questões culturais de seu tempo se revelam na trajetória desses atores, assim como os repertórios legados pelo passado, na medida em que os três músicos, cada um à sua maneira, dialogam com tradições específicas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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