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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO Autor: ANNA CAROLINA AYRES PEREIRA BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15718
Catalogação: 02/06/2010 Liberação: 02/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15718
Resumo:
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS E PLURALIDADE CULTURAL: PROFESSORES DE CIÊNCIA E TEMÁTICAS MULTICULTURAIS NO CURRÍCULO Autor: ANNA CAROLINA AYRES PEREIRA BARBOSA
Nº do Conteudo: 15718
Catalogação: 02/06/2010 Liberação: 02/06/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15718@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15718
Resumo:
Diante do momento marcado pela transição paradigmática entre a
Modernidade e a Pós-modernidade, como estariam posicionadas as concepções de
ciência de professores/as de ciência/biologia nesse cenário? Quais suas posições
diante da reformulação curricular da década de 90 após a divulgação do PCN de
Ciências Naturais e temas transversais? Como as principais temáticas
multiculturais raça, gênero e orientação sexual estão apresentadas no discurso de
professores/as de ciências/biologia? Este trabalho apresenta uma pesquisa, que
tem buscado entender como os/as professores/as de ciências naturais e biologia de
uma escola de elite da zona sul da cidade do Rio de Janeiro representam o
conhecimento científico, o currículo de ensino de ciências e suas possíveis
implicações com as questões centrais do multiculturalismo (raça, gênero e
orientação sexual). Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, através de
dois instrumentos: (1) análise documental do PCN de Ciências e temas
transversais e (2) entrevistas semi-estruturadas. Neste trabalho, verificou-se uma
tendência dos discursos desses/as professores/as de oscilarem entre uma visão
tradicional moderna e uma abordagem mais pós-moderna de ciência. Essa postura,
identificada inclusive no tratamento das temáticas multiculturais selecionadas,
estaria de acordo tanto com as propostas curriculares dos PCN quanto como um
reflexo do período de transição paradigmática em que estamos inseridos. O
trabalho de pesquisa visa contribuir com a reflexão sobre os possíveis avanços e
limites de uma epistemologia multicultural (pós-moderna) no ensino de ciências.