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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AS PRÁTICAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: PANORAMA E DESEMPENHO Autor: LUCIANA TERRA TARGINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIE AGNES CHAUVEL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15482
Catalogação: 14/04/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15482@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15482@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15482
Resumo:
Título: AS PRÁTICAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: PANORAMA E DESEMPENHO Autor: LUCIANA TERRA TARGINO
Nº do Conteudo: 15482
Catalogação: 14/04/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15482@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15482@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15482
Resumo:
Alguns autores apontam que o marketing de relacionamento veio para
suplantar o então considerado obsoleto marketing transacional. Para testar essa
afirmação, autores como Brodie e Munro (1997) e Coviello, Milley e Macolin
(2001), baseados nas definições de marketing relacional de Grönroos (1996),
definiram diferentes tipos de marketing de relacionamento, que foram
posteriormente testados em pesquisas realizadas com empresas em vários países.
Essas pesquisas, porém, revelaram que não há uma substituição de um tipo de
marketing pelo outro, mas sim que o marketing relacional e o marketing
transacional co-existem dentro das empresas. Esta dissertação, baseada em uma
pesquisa exploratória descritiva, realizada por meio de questionário aplicado a 128
empresas, constatou que os diferentes tipos de marketing também co-existem
dentro das empresas brasileiras, mas que a prática do marketing transacional, em
conjunto com o marketing relacional, não trouxe retornos mercadológicos e
financeiros satisfatórios nos últimos três anos para as empresas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |