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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EMBARALHANDO AS PERNAS: DIFERENTES VISÕES DA BICICLETA COMO FORMA DE MOBILIDADE URBANA Autor: GUSTAVO DO NASCIMENTO LOPES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15443
Catalogação: 26/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15443@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15443@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15443
Resumo:
Título: EMBARALHANDO AS PERNAS: DIFERENTES VISÕES DA BICICLETA COMO FORMA DE MOBILIDADE URBANA Autor: GUSTAVO DO NASCIMENTO LOPES
Nº do Conteudo: 15443
Catalogação: 26/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15443@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15443@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15443
Resumo:
O desenvolvimento do capitalismo toma de assalto a cidade, promovendo
a implosão/explosão do urbano (Lefebvre 1999). O automóvel, objeto técnico
fundamental nesse projeto de transformação do urbano, ao mesmo tempo em que
se desenvolve, cria a sua própria dependência. Estamos convencidos, com auxilio
da bibliografia analisada nesta dissertação, mas com destaque para Lefebvre, que
tal processo não pode ser analisado sem se levar em conta a produção e
reprodução do espaço, nem sem a correlata transformação da vida cotidiana.
Diante da atual crise ambiental e/ou urbana, emergem defensores da bicicleta
como alternativa à (i)mobilidade urbana centrada no automóvel. Mesmo o Estado,
historicamente o ator social que comandou a adaptação das cidades ao automóvel,
com conseqüências sociais ainda mais graves em sociedades periféricas como a
nossa, promove, mesmo que timidamente, o seu uso. Analisamos, então, como
foram desenvolvidas as políticas de incentivo ao modal cicloviário na metrópole
do Rio de Janeiro (1990-2009). Também levantamos discursos, propostas e
fundamentalmente práticas de movimentos sociais acerca do tema, com destaque
para a bicicletada carioca. Ao final comparamos estas representações e as
colocamos em sua tensão dialética. Acreditamos desta forma poder, mesmo que
timidamente, contribuir com o debate acerca do direito à cidade.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE SIGLAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |