$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O PODER DA INFORMAÇÃO SOBRE AS ESCOLHAS DE PARTIDOS POLÍTICOS: EVIDÊNCIAS A PARTIR DE ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Autor: DIANA SEIXAS BELLO MOREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - ORIENTADOR
RODRIGO REIS SOARES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 15319
Catalogação:  03/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15319@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15319@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15319

Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise empírica do papel da conexão eleitoral em influenciar o comportamento de partidos políticos. Exploramos diferenças no acesso que eleitores têm a informação de corrupção para compreender o papel de eleitores na responsabilização de partidos e as conseqüências desta responsabilização sobre o comportamento de partidos políticos quanto à seleção e disciplina imposta a políticos. Usamos o desenho de um programa anticorrupção para gerar a variação exógena na informação disponível a eleitores. O programa selecionou através de sorteios municípios para serem fiscalizados e terem suas irregularidades divulgadas. A periodicidade dos sorteios permitiu-nos comparar municípios com o mesmo nível de corrupção que tiveram o resultado da fiscalização divulgado antes e depois das eleições. Em primeiro lugar, encontramos evidências de que eleitores quando informados do nível de corrupção praticada no município responsabilizam eleitoralmente partidos políticos tanto na eleição para o executivo como para o legislativo municipal. Além disso, mostramos que a informação de corrupção aumenta a probabilidade de políticos permanecerem em partidos menos vantajosos politicamente – partidos pequenos e partidos diferentes do partido do presidente. Estes resultados sugerem que partidos disciplinam políticos. A informação de corrupção também afeta as características do candidato selecionado pelo partido do prefeito. O candidato do partido é mais jovem e menos escolarizado, sugerindo que a informação reduz a capacidade do partido em atrair políticos para se candidatar.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui